Página inicial

A Bandeira Nacional


A Bandeira NacionalO retângulo e o losango estão presentes com as mesmas tonalidades na bandeira imperial, mostrando que a bandeira republicana não rompeu definitivamente com o Império. O losango, em particular, é a representação da mulher na posição de mãe, esposa, irmã e filha.

A esfera é o antigo símbolo do mundo, unindo o Brasil a Portugal através de D. Manuel, em cujo reinado se deu o descobrimento. Ela é também um antigo emblema romano, presente na bandeira do Principado do Brasil instituída por D. João IV, onde já constava a faixa branca (faixa zodiacal).

O verde da bandeira tem muitos significados, pois remonta o primeiro objeto que provavelmente funcionou como bandeira: ramos de árvores arrancados em instantes de alegria espontânea. No bandeira do Brasil o verde tem outros significados históricos, como a Casa de Bragança, a filiação com a França e o estandarte dos Bandeirantes.

O amarelo recorda o período imperial e, poeticamente, é a representação do Sol. Essa cor recorda à Casa dos Habsburgos e também à Casa de Castela e a Casa de Lorena, a que pertencia D. Leopoldina, esposa de D. Pedro I. Combinado ao verde, o amarelo irmaniza-nos com os povos africanos.

O azul, juntamente com o branco também remonta a nacionalidade lusitana, bem como homenageia a história do Cristianismo e a mãe de Jesus, padroeira de Portugal e do Brasil.

O branco, plenitude das cores, traduz os desejos de paz. Vale destacar também a ausência do vermelho e do preto, excluindo da bandeira lembranças as guerras, ameaças e agressões. A bandeira do Brasil é um pendão idealista e limpo, estando bem mais próxima dos antigos estandartes, erguidos apenas para coreografar o bem-estar e o jubilo aos deuses.

Ordem e Progresso esta é a síntese de um sistema filosófico que por algum tempo foi muito bem aceito em certas regiões da Europa e da América (influenciando inclusive a independência dos EUA) e especialmente no Brasil. O lema não reflete um estado temporal do país, mas é uma convocação ao desenvolvimento, indica uma meta, valores a serem buscados. A divisa “Ordem e Progresso” recorda diretamente a França, sendo originária do lema positivista de Auguste Comte: “o amor por princípio e a ordem por base; o progresso por fim”.

As Estrelas - no decreto que criou a bandeira, de 19 de novembro de 1889, diz-se expressamente que as estrelas simbolizam os Estados e o Município Neutro do Brasil. Mas não houve, originalmente, uma discriminação entre as estrelas sobre qual representa este ou aquele Estado da União. Essa atribuição foi estabelecida posteriormente, observando apenas uma certa coerência entre as posições das estrelas no céu e a sequencia geográfica do Estados. Assim, Estados no centro do Brasil são representados por estrelas do Cruzeiro do Sul, Estados a oeste por estrelas do Cão Maior e assim por diante.

XXVII CEOD-PB
Faltam
para o XXVII CEOD-PB
Faça já sua inscrição
Topo