
Diversos Capítulos da Ordem DeMolay participaram, no último 7 de setembro, dos desfiles cívicos realizados em diferentes municípios da Paraíba. O ato, que celebra a Independência do Brasil, reuniu DeMolays, Mestres Conselheiros, Conselhos Consultivos, Oficiais Executivos, Membros do Grande Conselho, Clube de Mães, Castelos e familiares, destacando o compromisso da Instituição com os valores patrióticos.
O Grande Conselho Estadual também esteve presente, acompanhando os Capítulos e reforçando a união e a representatividade da Ordem no Estado.
CAPÍTULOS E INSTITUIÇÕES PRESENTES NOS DESFILES
A participação DeMolay foi registrada em várias cidades paraibanas, com a presença dos seguintes Capítulos, Priorados e Castelos:
PATRIOTISMO EM DESTAQUE
Entre as Virtudes Cardeais da Ordem DeMolay, o Patriotismo esteve em evidência nos desfiles. Mais do que a defesa do país em situações extremas, a Ordem destaca o compromisso diário de seus membros com a cidadania e com o dever para com o país. A instituição que tem mais de 125 (cento e vinte e cinco) anos de existência, desde sua fundação coloca essa virtude como basilar para nortear os jovens.
Na Cerimônia Pública das Sete Velas, essa virtude é representada por uma chama que simboliza a devoção ao sentimento de patriotismo. É nesse momento que os jovens recordam:
"Talvez, nós nunca sejamos chamados a defender nossa pátria no campo de batalha, porém cada dia nos apresenta novas oportunidades para nos firmarmos como bons e corretos cidadãos, a serviço daquela querida bandeira e de nossa reverenciada pátria."
O simbolismo reforça a ideia de que a lealdade à Pátria vai que se manifesta em ações cotidianas de ética, serviço e responsabilidade social.
RECONHECIMENTO AOS SOBRINHOS E INSTITUIÇÕES PRESENTES
O Grande Conselho da Ordem DeMolay do Estado da Paraíba parabeniza e agradece os Capítulos pela presença marcante nos desfiles cívicos. A participação da juventude demonstra, mais uma vez, o papel da Ordem como espaço de formação de cidadãos comprometidos com a sociedade, a moral e o civismo.