Página inicial

Capítulo "Deus, Pátria e Família" nº 008


Endereço
Rua Vidal de Negreiros, 108, Loja Maçônica Regeneração Campinense, Centro, Campina Grande - PB - CEP: 58101-000

Corpo Patrocinador
Loja Maçônica Regeneração Campinense nº 2 - GL

Contato
capitulo_008@demolaypb.com.br

Redes Sociais


Histórico

Fundação: 10/08/1982
Instalação: 26/02/1983

No ano de 1980, o tio Ailton Elisiário era eleito, pela primeira vez, Venerável Mestre da Loja Maçônica “Regeneração Campinense”. Naquele tempo, a Maçonaria Brasileira e, sobretudo, a Paraibana, era uma organização ainda muito fechada, não permitindo a presença de mulheres e jovens sequer participando de suas ações sociais. Para o tio existiam diversas maneiras de ter membros da família colaborando com a obra maçônica de caráter social, dentre elas a de se organizarem em entidades para-maçônicas. Em relação aos jovens a situação era ainda mais delicada, pois havia uma lacuna enorme, uma ausência da Maçonaria diante da juventude, sem ter trabalhos dedicados a ela.

Em 12 de março de 1982, tio Ailton participou de uma Reunião Anual do Supremo Conselho da Maçonaria para o Brasil, no Rio de Janeiro, e pôde expor sua visão de maçonaria progressiva ao tio Alberto Mansur, deixando clara a intenção de presentear a juventude paraibana com a Ordem DeMolay. Retornando a Paraíba o tio iniciou as primeiras ações para a fundação de um Capítulo, convidando os tios da Loja “Regeneração Campinense” para essa obra, recebendo o apoio do então Venerável Mestre tio Guilherme Cavalcanti Cruz. Encerrando-se o mandato deste em junho de 1982, assumiu o veneralato o tio Romildo Dias de Toledo que manteve o apoio, vindo a consolidar em 10 de agosto de 1982 a criação do Capítulo “Deus, Pátria e Família”, sendo este o PRIMEIRO da Paraíba, SEGUNDO do Nordeste e OITAVO do Brasil. Expedida a Carta Constitutiva pelo Supremo Conselho em 1982, a instalação do Capítulo deu-se no dia 26 de fevereiro de 1983. Instalado pelo Capítulo “Príncipes do Seridó” – da cidade de Caicó – onde foram admitidos na ocasião 31 forasteiros.

A proposta para que o Capítulo tivesse esse nome teve base nos próprios propósitos da Ordem, que tem como pilares a figura de Pai Celestial, a Terra habitada e a célula social pertencente. Assim, “Deus, Pátria e Família” representa o Criador do céu e da terra, o chão da nacionalidade e o grupo familiar dos jovens DeMolays e maçons brasileiros.

Em 2012 completamos 30 anos de existência e atividade. Em todo esse tempo foram iniciados por volta de 400 jovens, em que muitos hoje, estão trabalhando em prol da sociedade campinense e paraibana. Atualmente atrelado ao nosso Capítulo e patrocinado pela “Regeneração Campinense” existem: o Colégio Alumni "Deus Pátria e Família” e Priorado "Deus Pátria e Família". Nesta longa estrada de 30 anos, podemos contemplar um trabalho bem feito, mas ainda há muito por fazer pela sociedade campinense e por nós mesmos.

Que venha mais e mais 30 anos...
Que continuemos na estrada...
Na estrada por Deus, pela Pátria e pela Família!

Topo